A actividade “Percurso” é uma proposta que trabalha a relação entre o homem e o espaço, tendo por base as sensações espaciais. Foi pedido aos alunos que escolhessem dos seus itinerários comuns, aquele que considerassem especial, uma ida ao campo, ao jardim, à cidade, entre outros. Com a máquina fotográfica e com pequenos desenhos esquemáticos deveriam registar graficamente esse percurso, desde o seu momento inicial até ao momento final, observando a existência ou não de vegetação, a existência de algum aglomerado urbano, a inclinação e a largura dos espaços percorridos, a existência de miradouros, pontes, etc. elaborando uma breve reflexão escrita sobre as sensações dos espaços percorridos.A partir desta reflexão foi proposta a construção tridimensional dos elementos que melhor caracterizassem o percurso, sem que eles se assemelhassem à realidade. Pretende-se representar sensações espaciais e não o mimético ou real. Através desta actividade pretende-se que os alunos compreendam a geometria no espaço como princípio organizador de formas; compreendam as relações do homem com o espaço e objectos, através da proporção e escala; e compreendam as diferentes sensações das formas visuais.
Work in Progress