A primeira grande referência na ligação entre a geometria e a música surge ilustrada na seguinte figura que atribui a Pitágoras (582a.C.- 507a.C) a relação entre uma qualidade (som) numa quantidade (duração).
Usando a razão de números inteiros – “Todas as coisas são números inteiros” – descobre que o comprimento de uma corda vibratória reduzido à metade produz o dobro da frequência, ou seja, quando um músico pressiona uma corda exactamente a meia distância do seu comprimento, produz uma oitava. Por conseguinte se essa metade for reduzida obteremos outra frequência maior. Estava assim descoberto o “Milagre da oitava” – a relação de proporção que habitava o mundo e as órbitas planetárias; a expressão mais simples e profunda da relação espacial entre o espírito e a matéria; o padrão da unidade que inspirará toda a música erudita ocidental. E do mesmo modo que uma corda de um instrumento gera música, também a geram os padrões geométricos pois são descritos por relações simples entre números inteiros.
Rafael Sanzio
"A Escola de Atenas", 1509