A Música na Arquitectura de Le Corbusier

O pavilhão Philips inaugurado em Bruxelas no ano de 1958 será possivelmente um dos exemplos mais paradigmáticos de diálogo entre a música e forma arquitectónica. A construção de superfícies derivadas da forma hiperbólica parabolóide compõem esta estrutura orquestral trabalhada com o ritmo, dinâmica, timbre e altura.
Em paralelo, Edgar Varèse elabora o Poème Electronique baseado nas linhas estruturais do Pavilhão.
Le Corbusier - Pavilhão Philips, 1958, Bruxelas
Edgar Varèse "Poème Électronique"

O compositor Iannis Xenakis, trabalha a “Concrete PH”, uma composição inspirada nas Parábolas e Hipérboles do Pavilhão Philips, utilizando como fonte sonora sons oriundos de uma fábrica de carvão, aplicando pincípios matemáticos e arquitectónicos redundando em certas alterações na densidade das massas sonoras e criando grandes fluxos de curvas frequenciais. Outra das suas composições conhecidas inspiradas no Pavilhão é “Metástasis”.

Iannis Xenakis
"Metástasis"