Porquê estudar Geometria?

Os estudantes da Grécia Antiga e os estudantes de hoje tediam (em) a agarrar-se à noção de que a geometria é inútil. Como afirmou Sir Thomas Heath "Não obstante a influência de Platão, em geral a atitude das pessoas cultas, perante a matemática, não era diferente, na sua altura, do que é no presente,". Na "República" de Platão, ficamos a saber que os estudantes, na altura, duvidavam da importância de estudar geometria. O filósofo grego Teles mencionou a geometria como sendo uma das pragas para os jovens. Da mesma forma, Isócrates afirmou que a maioria das pessoas achava o estudo da geometria ocioso... "uma vez que não tem utilidade em compromissos públicos ou privados"; a maior parte das vezes ficam esquecidos, justamente por não serem necessários na nossa vida diária e activa..., está completamente fora das necessidades de todos os dias.
Isócrates, no entanto, acreditava que, como escreveu Heath "...o estudo desses assuntos ao seu melhor nível, leva um jovem a manter a sua atenção, sem permitir que a mente vagueie; então, praticando desta maneira e tendo o seu engenho afiado, o jovem será capaz de aprender assuntos mais importantes com maior facilidade e rapidez.
Os estudantes de hoje sentem mais ou menos o mesmo. Imaginam o que uma "boa geometria" pode fazer por eles e quando são interrogados respondem algo do género - estudar geometria permite às pessoas pensar com mais lógica e abre a mente para um novo nível de pensamento e capacidade de raciocínio.

O estudo do desenho geométrico dará ao aluno oportunidade de desenvolver o raciocínio lógico-dedutivo, além de despertar a criatividade. Independentemente da área a que se vá dedicar como futuro profissional. Por outro lado, quando se manuseiam os instrumentos, desenvolve-se grandemente o sentido de organização; com frequência o estudante então experimenta a sensação de realização, ao ver as ideias que possibilitam a construção, serem concretizadas no papel.
Especificamente os que pretendem orientar os seus estudos para as áreas de Engenharia ou Arquitectura terão no desenho geométrico o instrumental necessário ao desenho projectivo.


in
http://www.educ.fc.ul.pt/icm99/icm38/historia.htm
http://www.colegiocatanduvas.com.br/desgeo/introducao/index.html