Geometria e o Cinema

A relação entre geometria e cinema encontra na perspectiva linear um poderoso e eficaz meio de expressão, através do qual a relação entre a posição do observador e a do objecto cria um efeito psicológico de escala que caracteriza muitos dos planos que observamos no grande ecrã. Por outro lado, os novos mídia vieram conquistar o espaço deixado pela figuração simples da perspectiva linear, que vê na fotografia, cinema e software informático um novo meio de expressão.


Berengo Gardin,Veneza, 1960
Além da perspectiva linear encontramos uma relação entre a geometria e o cinema no filme "The Battleship Potemkin", 1925 de Sergei Eisenstein, onde o realizador utilizou a Razão de Ouro para marcar o início das cenas importantes da trama, medindo a razão pelo tamanho das fitas da película. O filme é dividido em cinco partes e é realizado para comemorar os vinte anos da Revolução Russa. Algumas imagens:





clique na imagem para ver o filme


Em 1997, Vincenzo Natali realiza o "Cubo", aliando uma história de ficção e suspense a intermináveis cálculos matemáticos que libertarão para sempre, os prisioneiros de uma clausura cúbica. Destes prisioneiros fazem parte um polícia, um ladrão, uma matemática, uma psicóloga, um arquitecto e um jovem autista que são misteriosamente presos num labirinto de alta tecnologia. Sem comida nem água, eles precisam de encontrar um meio de sair do local. Precisam também de tomar cuidado para não accionar armadilhas letais, que surgem nos estranhos cubos.