Geometria e Multimédia

No campo da Multimédia a geometria conta com várias ferramentas de sotfware didáctico que auxiliam o processo de aprendizagem do aluno:

AEIOU (WINDOWS) - Software de geometria descritiva disponível através da Associação de Professores de Geometria Descritiva

Cabri-Geometry: (DOS) software de construção em geometria desenvolvido pelo Institut d'Informatiqe et de Mathematiques Appliquees em Grenoble (IMAG. É um software de construção que nos oferece “régua e compasso electrónicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objectos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem e mantêm estabilidade sob o movimento.

Sketchpad: (WINDOWS) software de construção em geometria desenvolvido por N. Jackiw e S.Steketee comercializado por Key Curriculum Press. É um software de construção que nos oferece “régua e compasso electrónicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objectos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem e mantêm estabilidade sob o movimento. É possível converter seus arquivos em linguagem java, de maneira que sejam disponibilizados na rede.

Dr Geo: (DOS) software de construção em geometria desenvolvido por Hilaire Fernande (Grenoble) e que nos oferece “régua e compasso electrónicos”, sendo a interface de menus de construção em linguagem clássica da Geometria. Os desenhos de objectos geométricos são feitos a partir das propriedades que os definem e mantêm estabilidade sob o movimento.

Geoplan : (WINDOWS) software de construção em geometria que trabalha os conceitos analíticos da geometria em um sistema de coordenadas cartesianas. Desenvolvido pelo Centre de Recherche et d'Expérimentation pour l'Ensignement des Mathématiques (CREEM)

Régua e Compasso : (WINDOWS) software de construções geométricas com régua e compasso.

Geometria Descritiva: (DOS)software de construção em geometria descritiva, que trabalha em um sistema projectivo; em 3D. Produzido por V.Teodoro e F.Clérigo, da Universidade Nova de Lisboa.

Euklid: (WINDOWS) software de construções geométricas com régua e compasso, e geometria dinâmica. Semelhante ao Cabri e ao Sketchpad.

Wingeom : (WINDOWS) software free que permite construções geométricas bidimensionais e tridimensionais.

S-Logo: (WINDOWS) é uma linguagem de programação de fácil compreensão e que possibilita que o aluno desenvolva o raciocínio, desenvolvendo seu próprio programa. É muito bom para o ensino de geometria e pode ser usado em todos os níveis escolares.

Poly: (WINDOWS)é uma criação Pedagoguery Software, que permite a investigação de sólidos tridimensionalmente (com possibilidade de movimento), dimensionalmente (planificação) e de vista topológica. Possui uma grande colecção de sólidos, platónicos e arquimedianos entre outros.



No campo lúdico, para os mais jovens, o jogo "Geometry Wars" apresenta um curioso cenário de elementos geométricos que nos lembram os fractais de Mandelbrot.