Gaspard Monge


“Representar com exactidão, sobre desenhos que só têm duas dimensões, objectos que na realidade têm três e que são susceptíveis de uma definição rigorosa”

Gaspard Monge (1746-1818) – Nasce em Borgonha.
É um importante matemático da revolução francesa e pesquisador de física e química, trabalhando inclusive com Lavoisier. Aos 17 anos coordena um curso de física no Collège de La Trinité.Vivia-se num contexto marcado por um forte cariz militar (Revolução francesa e Industrial) não admira que as primeiras aplicações da geometria de Monge estivessem vinculadas à própria engenharia militar. Até lá tudo era feito com intermináveis cálculos aritméticos. Desta forma Monge simplifica todo esse processo criando um referencial geométrico constituído por um plano vertical e horizontal no qual a figura é projectada segundo rectas perpendiculares.

in MASSIRONI, Manfredo (1982). Ver pelo Desenho – aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos. Lisboa: Edições 70

Assim, se a perspectiva linear procura agarrar o objecto na sua totalidade, é agora substituída por uma desagregação do objecto, numa soma de imagens que o reflectem em dois ou três planos perpendiculares entre si. Da compilação de todos os seus esboços e apontamentos nasce, em 1795, o “Tratado de Geometrie Descriptive”.