Renascimento séc. XV

O Renascimento foi um movimento artístico que teve início em Itália no séc. XV, cujo nome significa recomeço. Estávamos numa altura de grandes progressos científicos marcados pela sobreposição da razão em relação à metafísica havendo por conseguinte grandes inovações no campo da ciência, tecnologia e da arte. Há uma descida do sagrado ao profano, e conforme se começam a pintar pessoas, lugares e não anjos vai surgindo a perspectiva linear.


Filippo Brunelleschi
Igreja de San Lourenzo, Florença, 1421-60



Efectivamente a força visual da perspectiva linear, resulta da possibilidade de relacionar a posição do observador com a do objecto, criando um efeito psicológico de escala, aproximando-se daquilo que o observador vê com a sua retina. O que é actualmente muito bem explorado, por exemplo, no cinema.



Carlo Maderno
Cúpula da Basílica de S. Pedro, 1606





Alguns dos geómetras renascentistas:



Filippo Brunelleschi (1377-1446) – Um dos fundadores da geometria moderna constrói um mecanismo designado por “Tavolleta”, que permite representar o objecto segundo regras perspécticas rigorosas.


Leon Baptista Alberti (1404 – 1472) – Tratadista que define regras de aplicação da perspectiva geométrica à pintura.



Piero della Francesca (1420 – 1492) – Escreve o primeiro tratado de perspectiva “De Prospectiva Pingendi”.



Leonardo Da Vinci (1452 – 1519) – No seu Tratado de Pintura defende uma pintura livre de rigidez geométrica. Graciosidade, criatividade luz e cor são incompatíveis com “matemáticas”.




Dürer (1471 – 1528) – Um dos últimos pintores geómetras. Considerado o percursor de Monge, cria o perspectógrafo, cujo resultado será mais tarde aplicado ao mecanismo da máquina fotográfica.



Joannes Kepler (1571- 1630) – Recupera o estudo dos sólidos platónicos através de um modelo de sistema planetário que descreve as distâncias orbitais dos 6 planetas conhecidos na altura.




Desargues (1591 – 1661) – Impulsionador da Geometria Projectiva, aplica as leis da perspectiva às cónicas de Apolo de Perga.



Na perspectiva linear há uma série de regras que ilustram a relação entre os objectos dispostos em diferentes profundidades, reguladas por grandeza, distancia, forma e inclinação, luminosidade, profundidade, cor, etc.
Ilustram-no as seguintes imagens:




Piero della Francesca
Flagelação de Cristo, 1445 (?)



Carlo Crivelli
O anúncio de Santo Emídio , 1486



Johannes Vermeer
O Astrónomo , 1668


Johannes Vermeer
O Geógrafo , 1668